Arqueologia Bíblica: Selo do rei Ezequias é encontrado em Jerusalém

12/03/2015 09:58:00 AM Gabriell Stevenson 0 Comments


Arqueólogos israelenses divulgaram ontem (02.12.15) um selo do rei bíblico Ezequias, que governou o Reino de Judá (Reino do Sul) por volta do ano 700 a.C. Segundo os registros históricos da Bíblia, Ezequias foi um monarca diferenciado, que se dedicou a eliminar a idolatria em seu reino (II Reis 18.5)
Chamada de "bula", esse tipo de impressão numa peça de argila mede cerca de um centímetro de diâmetro. "As inscrições podem ter sido feitas pelo próprio rei", afirma Eilat Mazar, da Univesidade Hebraica de Jerusalém, que dirigiu a escavação onde a peça foi encontrada. "Essa é a primeira vez que a impressão de um selo de um rei israelita ou da Judéia é revelada em uma escavação arqueológica científica", comenta.

A peça foi achada na parte sul de um muro que cerca a Cidade Velha de Jerusalém. Área de descobertas de dejetos nos tempos do rei. Os especialistas acreditam que pode ter sido atirada de um edifício real adjacente.

Além de escritos em hebraico antigo, possui o desenho de um sol com duas asas. Esse símbolo representava a proteção divina sobre seu povo. Já que era proibido para os judeus fazerem imagens de Deus, a simbologia da época era bem diversa.
Quando foi escavada, não foi possível detectar do que realmente o selo se tratava. Demorou cerca de cinco anos para que um membro da equipe a examinasse com mais cuidado, utilizando uma lupa, discernindo pontos entre algumas letras, e então decifrando seus significado: "Pertencente a Ezequias (filho de) Acaz, rei de Judá".