Hórus e Jesus – Part. 4

1/13/2016 07:34:00 PM Gabriell Stevenson 0 Comments


Part.1 | Part. 2 | Part. 3 | Part. 4

9. A questão da ressurreição

A questão da ressurreição é outro ponto em que os críticos desinformados ou mal intencionados batem forte.

Não há indícios do deus egípcio Hórus ressuscitando em sua mitologia. Alguns tentam de uma forma forçada afirmar que quando o sol se punha era como que Hórus, ou Rá, estivesse morrendo, e, no dia seguinte, com o nascimento do sol, Hórus, ou Rá, ressuscitavam. Mas não é bem por aí. Os antigos egípcios não diziam que o sol ressuscitava, mas que renascia; um conceito diferente de ressuscitar: 

“Composições mortuárias pintadas nas paredes... descrevem a viagem de Rá através das 12 horas da noite, e seu renascimento no seu final.”[23, p.245]

Na verdade, quem de fato provou de uma suposta ressurreição foi o pai de Hórus, Osíris, que após ter sido esquartejado pelo seu irmão Seth, teve seus pedaços juntados novamente por sua esposa Isis[24]. Contudo, Seth não “ressuscita para a vida”, por assim dizer, pois ele permanece como o deus do mundo dos mortos, como um rei morto.

No Livro de Hades (The Book of Hades), traduzido pelo Dr. Lefébure, encontramos a seguinte citação:

HORUS disse-lhes: [...] Poderosa é a palavra de meu pai OSIRIS [...] que me gerou no Hades. [25, p. 127]

Ou seja, Osíris, mesmo após ter tido seus pedaços reunidos, “ressuscitado” e gerado Hórus, ele permaneceu como um deus morto; bem diferente daquilo que nos revela a Bíblia em relação a Jesus. E após ele ter sido assassinado por seu irmão, Osíris sempre é retratado como uma múmia de pele verde (sinônimo de fertilidade); como pode ser visto nessas imagens abaixo:


10. Os títulos associados à Hórus e a tríade egípcia

Para finalizar, há ainda os ditos “títulos de Hórus” que supostamente seriam os mesmos atribuídos ao Senhor Jesus, e a suposta relação de trindade entre Osíris, Hórus e Isis.

Quanto aos títulos, eles não possuíam relação alguma com aqueles atribuídos a Jesus; eles eram: "Hórus, o salvador de seu Pai", "Hórus do Horizonte", "Hórus, filho de Ísis", "Hórus, o unificador de duas terras", etc.[26].

Já no que diz respeito a “Trindade Egípcia”, tal conceito é inexistente. Não há referência alguma a respeito de uma “Trindade Divina” (três em um; três que formam um) no Egito Antigo. É bem provável que esse conceito não fosse conhecido por eles.

Hórus, Ísis e Osíris eram considerados como uma “Tríade Divina”. Conceito que representava uma família baseada em um pai, uma mãe e um filho, mas os três continuam sendo considerados como deuses distintos[27]. No cristianismo há um só Deus “formado” por três pessoas: O Pai, O Filho e o Espírito Santo (que não é a mãe).



REFERÊNCIAS:
[23] BARD, Kathryn A. An Introduction To The Archeology Of Anciente Egypt. <http://goo.gl/Zio8ve>
[24] Templo de Apolo. A Morte de Osíris. <http://goo.gl/a9wdaA>
[25] Records Of The Past, Vol. 10. The Book of Hades, Cap. 11. <https://goo.gl/Z0QYmA>
[26] Antigo Egito. Hórus. <http://goo.gl/e5MssP>
[27] Ancient Egyptian. Triads. <http://goo.gl/U70xYv>